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BLOG LC NEO

Luís Chinatto

Por Luís Chinatto

Fundador e gerente geral da LC NEO Live Stream, produtora especializada na realização de lives em estúdio próprio, externas em hotéis e restaurantes nos formatos 100% virtual, híbrido com ou sem tradução simultânea, após 20 anos de desafios na gestão de marketing e vendas de grandes indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais.

Publicado em 12 de maio de 2022

O que é webinar marketing?

Webinar Marketing consiste em utilizar um conjunto de técnicas para a divulgação online de um conteúdo técnico-científico, ou para a promoção de um produto específico, aumentando os pontos de contato entre a empresa e seus clientes, entretendo e educando seu público-alvo com a ajuda de webinars ou lives. Trata-se de uma das estratégias mais utilizadas pelo marketing digital no universo pós-covid 19.

A realização estruturada de webinars, ajuda uma empresa a consolidar conteúdos técnico-científicos. Como por exemplo, a venda de um novo conceito, o lançamento ou reposicionamento de um produto, ou simplesmente, na geração de brand awareness. Dessa forma, visando manter sua marca sempre presente na mente de seus stakeholders.

webinar marketing

Qual é a importância do webinar marketing?

Quatro pontos podem defender porque o webinar marketing é uma estratégia crucial dentro do plano de marketing de sua empresa:

 

        1. O webinar marketing mantém a atenção dos participantes - Ao contrário dos anúncios, eles não são de modo algum intrusivos. As pessoas se sintonizam voluntariamente em seu webinar para aprender com o conhecimento que você compartilha. De acordo com MakeSocialMediaSell, 40% dos usuários assistem aos webinars do início ao fim. Isto permite que você utilize seus investimentos promocionais focados na estratégia de agregar valor à sua empresa e seu portfólio de produtos. Assim, os objetivos de vendas se conectam diretamente às necessidades de seus stakeholders.

 

        2. O webinar marketing ajuda a ampliar rapidamente os contatos - Isso porque os usuários que participam de webinars estão interessados nos tópicos que você planeja discutir. Inclusive, talvez já estejam na fase de busca de informações contido na jornada do consumidor. O que significa que reconhecem um atual problema e precisam aprender mais sobre ele e encontrar uma solução rápida ou eficiente que atenda à suas necessidades. Se você os orientar de forma ética e estruturada na solução de seu problema, é provável que eles considerem a sua marca na hora de tomar a decisão.

 

        3. O webinar converte - Com ele, você pode comprovar através de dados técnico-científicos e experiência de uso, o quanto seus produtos ou serviços são úteis. Algumas pessoas estarão decididas a adquirir seus produtos ou serviços logo após o webinar marketing, especialmente se precisarem resolver o problema rapidamente. Pesquisas mostram que cerca de 2-5% dos participantes do seminário via web comprarão algo de sua empresa.

 

        4. Webinar marketing também gera leads - Dessa forma, eles acabam sendo uma estratégia para gerar leads e atrair potenciais clientes que hoje você não alcança fisicamente. Para fazer isso, você precisa divulgar de forma estruturada, a sua proposta de valor sempre associada à sua estratégia digital. Assim, é importante definir em seu planejamento estratégico uma proposta de valor que seja atraente aos usuários e conseguir despertar a atenção deles. Sendo assim, através de uma comunicação dirigida, você aumentará em muito a possibilidade de eles participarem de seus webinars. E mais do que isso, se tornarem multiplicadores de suas lives.

Por que a sua empresa deve utilizar o webinar marketing?

videoconferencia

O webinar é uma ferramenta universal que pode ser usada a favor de empresas de qualquer tamanho ou segmento de atuação. Destacamos os quatro principais motivos para você considerar o uso de webinars em sua estratégia de marketing:

 

        1. Quando você tem a solução para atender a necessidades específicas - Quando seu produto tem uma excelente proposta de valor, é prazeroso mostrar às pessoas como solucionar um problema. Principalmente se for ligado a saúde e bem-estar. Por isso, promover sua marca em um webinar é uma estratégia com excelente relação custo-benefício. Esteja seguro das fortalezas de sua marca e aproveite as oportunidades que um webinar oferece para apresentá-la ao mercado.

        2. Quando você tem conhecimento exclusivo de algum tema - Você pode apresentar às pessoas sobre as próximas tendências, compartilhar recursos que o ajudaram a se tornar um especialista e ajudá-los a se tornarem melhores usando seus produtos. Sendo assim, um webinar com foco em educação continuada não trará muitas vendas diretas. Entretanto, ajudará a estabelecer relações de confiança com seu público, abrindo caminho para conversões no futuro.

 

        3. Quando você precisa ensinar aos usuários como usar seu produto - É muito comum um produto ser pouco utilizado pois exige conhecimento sobre como, quando e por quanto tempo deve-se utilizá-lo. No caso de produtos para a saúde, são comuns dúvidas relacionadas a eficácia, segurança tolerabilidade, eventos adversos e interações medicamentosas. Se seu produto é difícil de usar ou requer conhecimentos específicos, usar um webinar como guia é uma excelente estratégia. Você pode utilizar líderes de opinião ou profissionais especializados para apresentar o produto e tirar todas as dúvidas que seu público tenha. Lembre-se de que enquanto o consumidor não se sentir convencido e seguro de que seu produto poderá resolver um problema, ele não utilizará, mesmo que você ofereça descontos para ele.

 

        4. Quando você quer estreitar o relacionamento com o seu público - Um webinar é uma forma eficiente de se comunicar diretamente com as pessoas. Elas podem ver quem você é, como você fala, e o que você pensa, sem precisar se expor ou se deslocar para um local físico, gastando tempo e dinheiro para te conhecer melhor. Na comunicação de hoje entre as marcas e o público, é crucial fazer com que sua marca seja percebida como o mais personalizável possível. Os webinars ajudam você a atingir esse objetivo.

7 dicas para realizar um webinar de sucesso

        1. Otimize a visualização para smartphone - Certifique-se de que o texto em sua apresentação do webinar seja suficientemente grande para ser facilmente visível em telefones celulares. Isso é importante porque muitas pessoas assistem aos webinars a partir do conforto de sua casa, de modo que elas não necessariamente utilizam um notebook.

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        2. Crie um título para o evento que realmente desperte a curiosidade - O título de seu webinar deve informar o tema e ao mesmo tempo despertar a curiosidade nos participantes.

 

        3. Defina a data e o horário ideal para o seu público - Identifique quais são os dias da semana e horários que torne mais confortável para o seu público assistir ao seu webinar. Muitos participantes mesmo que se interessem pelo seu tema, deixam de assistir a webinars devido aos horários de realização. Lembre-se de que a rotina de seus clientes pode não ser a mesma de sua empresa, o que exigirá um esforço adicional de seus colaboradores para realizar webinars nos horários que sejam melhores para os clientes e não para si mesmos.

 

        4. Seja realista com a expectativa de participantes - Um dos grandes problemas de frustração de uma empresa após a realização de um webinar, está relacionada à expectativa que a diretoria cria a respeito do número de participantes de um webinar. Quanto mais técnico e específico for um tema, mais qualificado deverá ser o seu público. Não crie expectativas de atingir a milhares de expectadores em lives técnicas. Nesses casos, foque pela qualidade do público e não à quantidade.

 

        5. Grave sua webinar - Uma das vantagens de um evento virtual é que ele não acaba quando a palestra ao vivo é encerrada. Diferentemente de um evento tradicional, você pode conquistar diversos participantes após o evento. Para tanto, hospede o seu vídeo em uma plataforma adequada e preferencialmente que proporcione relatórios de acessos e visualizações. Um webinar pode trazer mais participantes off-line do que ao vivo se você utilizar os recursos corretos para manter seu investimento ao longo do tempo. Criar videotecas pode estimular seus clientes a acessarem seus webinars gravados com mais frequência e a participar dos webinars ao vivo.

 

        6. Defina um âncora ou um mediador que esteja preparado para o improviso - Muitas empresas, convidam âncoras ou mediadores pelo nome e credibilidade que eles possuem em suas áreas de atuação. São especialistas técnicos e respeitados em seus meios de atuação. Porém, não necessariamente um líder de opinião é a pessoa mais indicada para mediar um webinar. Por mais recursos tecnológicos que seja o seu fornecedor de streaming lhe ofereça, problemas podem ocorrer durante uma transmissão ao vivo, como por exemplo, um palestrante cair da sala de transmissão por problemas de conexão remota com a internet. Nessas horas, o âncora faz toda a diferença pois assume a frente e conduz o webinar enquanto a equipe técnica se reconecta com o palestrante. Além disso, esse âncora deve assumir o papel de conduzir uma enquete ao vivo e ter habilidade para mediar a seção de perguntas e respostas, selecionando e filtrando adequadamente as perguntas que serão feitas aos palestrantes. Por mais renomado que um profissional seja, se ele não tiver o mínimo domínio de informática e o seu sinal de internet não for adequado, a sua participação em um webinar ao vivo poderá comprometer a qualidade do evento e em alguns casos prejudicar o conteúdo programático.

 

        7. Foque no conteúdo e contrate uma empresa profissional para realizar o seu webinar - Discuta com o seu fornecedor de streaming, quais são as ferramentas disponíveis para que você realize a sua transmissão ao vivo. Não limite ou dê mais importância a parte técnica do que ao conteúdo. Visitas técnicas aos palestrantes e moderadores sempre minimizam problemas ao vivo, como um palestrante com sinal ruim de internet, com uma apresentação pouco legível, com dificuldades em compartilhar a tela entre outros problemas que podem ser facilmente resolvidos com antecedência se você tiver um roteiro claro do webinar e seu fornecedor faça uma visita técnica com os palestrantes antes da realização do webinar. Cuidado com a realização de webinars caseiros. Um webinar profissional necessita de muito mais do que o pagamento de uma conta mensal do Zoom para ser realizado com perfeição. Procure uma empresa profissional de transmissão ao vivo e negocie. Foque no conteúdo e palestrantes da live, deixando para um profissional a responsabilidade de que a sua comunicação segue aos seus stakeholders de forma profissional.

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